ícone whatsapp

Blog » Negócios

Preciso ter uma conta PJ na minha empresa?

Voltar | Por Atom Contábil em 09/03/2021

Ter ou não ter uma conta PJ no meu negócio? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando.

Atualmente não tem nenhuma lei que obrigue as empresas a ter uma conta PJ, e isto acaba gerando uma dúvida no mundo do empreendedorismo, onde empresários se perguntam se realmente vale a pena ter uma conta de pessoa jurídica em seu negócio. E antes de começarmos efetivamente nosso texto, já lhe adianto que é importante por alguns fatores que iremos elencar ao longo do texto.

A maioria das pessoas que estão começando um negócio, costumam deixar as contas todas misturadas, ou seja, contas da pessoa física com contas da pessoa jurídica. E pelo que já tivemos de experiência de mercado, negócios que começam desta maneira estão fadados a falência, e este é o primeiro ponto que queremos passar.

Separe suas contas particulares das contas do seu negócio.

Como citamos anteriormente, este é um erro muito comum entre quem está começando, em sua grande maioria por falta de instrução, mas já fazemos um alerta aqui pra você, se está nessa situação, busque sair dela o quanto antes, pois desta forma a saúde financeira da sua empresa corre grande perigo.

Falando em termos jurídicos, quando uma conta PJ é aberta, ela começar a ser considerada uma entidade exclusiva, que não se mistura com os sócios da empresa em grande maioria dos casos. Existem casos em que os patrimônios dos sócios e o patrimônio da empresa se misturam, e isto pode gerar uma Confusão Patrimonial, porém este é um assunto para outra hora.

Pegando o gancho do parágrafo anterior, a dica que temos portanto é não misturar os gastos, uma vez que temos um princípio na contabilidade que chama princípio da entidade, que é aquele que faz a definição de que uma pessoa jurídica não se misturará com seus sócios. O mais importante diante disto é que o fisco considerará você e sua empresa como pessoas distintas.

Ai vai algumas dicas do que não fazer:

  • Não pagar qualquer tipo de conta que seja pessoa pela conta da empresa, mesmo que seja muito mais cômodo.
  • Tenha em nome de sua empresa, contas de água, luz, internet, entre outros gastos relacionados ao negócio

Com estes dois tópicos você já será capaz de ter uma tranquilidade maior com seu negócio

Benefícios da conta PJ

Como citamos no início de nosso texto, é de suma importância para as empresas ter uma conta PJ, por este motivo criarmos este tópicos para listar os principais deles.

  • Controle geral da saúde financeira da empresa
  • Controle de gastos com taxas e impostos
  • Acompanhamento do fluxo de caixa
  • Controle dos dividendos que estão sendo distribuídos para cada sócio

Pagamentos na conta PJ

Atualmente existe uma série de casos, inclusive de relato de clientes nossos, que determinada empresa realiza o pagamento somente em uma conta PJ, e caso você não tenha, infelizmente você estará perdendo um negócio que poderá ser fundamental para o futuro da sua empresa.

A dica que damos portanto caso você ainda não tenha a conta de pessoa jurídica, é levar esta questão para a reunião com seu cliente, sobre qual será a forma de pagamento de determinado produto ou serviço, para evitar qualquer tipo de problema. Agora, caso você seja aquele tipo de pessoa que prefere prevenir do que remediar, atualmente existe uma série de bancos que estão facilitando abertura de empresas e dando também uma série de benefícios seja para quem está começando ou para quem está com seu negócio mais avançado. Os mais comuns são:

  • conta PJ nubank
  • conta PJ banco inter
  • conta PJ santander
  • conta PJ itau

Só para reforçar, não estamos fazendo propaganda de nenhum banco, estamos relatando a realidade que percebemos em nosso dia-a-dia.

Vale lembrar que com o fortalecimento constante da tecnologia, vários bancos estão trabalhando com uma conta PJ Digital, que te oferece menos burocracia, e além de tudo são muito mais econômicas, o que torna muito vantajosa para o empreendedor.

Procure o banco a sua escolha.

Como funciona a contabilidade?

Mais uma dúvida que é super comum mas que também é bem simples de ser explicada. Todo o mês, os empresários, ou a pessoa que é responsável por este setor em sua empresa, deverá enviar as movimentações seja na plataforma ou diretamente para o contador para que o mesmo faça o fechamento contábil.

Na maioria das vezes, as informações que são de suma importância para o contador, estão presentes no extrato bancário, isso é claro se você não estiver misturando as contas como já citamos.

Acredito que com todas as informações que passamos para vocês, ficou mais que claro a importância de se ter uma conta PJ.

Acompanhe mais conteúdos como este acessando nosso blog

Compartilhe: