ícone whatsapp

Blog » Dicas

A importância da assessoria contábil no desenvolvimento do negócio

Voltar | Por Atom Contábil em 22/03/2021

Muitos que estão começando nem se dão conta da importância da assessoria contábil. Confira tudo sobre o assunto neste artigo

Empreender nunca foi tarefa fácil, independente da área que você irá atuar, e sem uma assessoria contábil adequada, esta tarefa acaba ficando ainda mais complexa, ainda mais quando a empresa começa se deparar com questões tributárias.

Diversos especialistas apontam a assessoria contábil como uma peça chave para qualquer negócio, seja para aqueles que ainda estão começando, ou até mesmo para empresas que já estão no mercado a algum tempo e ainda acabam fazendo por conta, e muitas vezes por questões de redução de custo. Vale lembrar que atualmente as empresas podem contar com a contabilidade online, o que acaba barateando o acesso ao contador.

E continuando falar sobre questões tributárias, recentemente o Vice-Presidente Administrativo do Conselho Federal de Contabilidade, Sergio Faraco, em uma fala reforçou a importância de ter uma boa gestão tributária. Em sua entrevista ele diz: “Sem a gestão tributária, uma empresa pode vir a sucumbir, uma vez que no nosso atual cenário, extremamente competitivo, o fator tributário pode ser determinante no resultado operacional da empresa”.

Não falamos isso por sermos contadores, e sim como um alerta para empresários. Ter a possibilidade de contar com um contador, que esteja focado em seu negócio, te dando dicas sobre questões estratégicas do mercado, pode ser um grande diferencial na saúde financeira de sua empresa, uma linha muito tênue entre ter lucro ou prejuízos.

Ao longo de sua entrevista, Sérgio ainda reforça a questão referente a assessoria, onde diz a seguinte questão: “Uma assessoria contábil faz toda a diferença para um bom planejamento tributário. O contador poderá auxiliar nas tomadas de decisão, visando sempre mitigar os riscos da atividade profissional e maximizar os seus resultados”.

Não somente pelo momento que estamos vivenciando, mas ultimamente o número de obrigações que vem sendo exigidas para as empresas tem aumento. E seguindo essa linha de raciocínio, é notável a importância de um planejamento estratégico que esteja incluso um indicador referente ao pagamento de tributos, pontos referente as obrigações fiscais e também de todos outros pontos que podem envolver custos para a empresa, reduzindo desta maneira drasticamente a possibilidade de ocorrer imprevistos.

Seguindo está linha de raciocínio, Faraco ainda afirma: “Sabemos que ser empresário é um grande risco, pois há uma grande insegurança jurídica e inúmeras decisões controversas, mas o contador pode minimizar estes riscos, indicando ao empresário os caminhos e as consequências de determinada tomada de decisão”.

Portanto, diante das palavras ditas pelo Vice-Presidente Administrativo do Conselho Federal de Contabilidade e também frente ao cenário que estamos presenciando, é inegável dizer que uma avaliação profissional a respeito das obrigações fiscais de uma empresa, poderá indicar se o empreendedor está pagando mais ou menos, além de te mostrar também o grau de assertividade de cada ponto.

Espero que este conteúdo possa ajuda-los. Confira mais informações acessando nosso blog.

Compartilhe: